terça-feira, 25 de outubro de 2011

ANOS DE 1968 - 1973 GINÁSIO ESTADUAL PROFESSOR MANOEL ALMEIDA RAMOS



ANOS DE 1968  A 1971



BOLETINS


1º ANO COLEGIAL - 1968






2º ANO COLEGIAL - 1969




3º ANO COLEGIAL - 1970




4º ANO COLEGIAL - 1971




EXCURSÃO A TORRES





                              A PRAÇA

Após a aula nós ficávamos na praça conversando



Adelti - Maria Tereza - Alcides - Carmem - Clarice












Excursão a Canela e Gramado







TORNEIOS

Torneio de Jogos no campo da Arrozeira Brasileira








Excursão a Caxias do Sul






FORMATURA

Da nossa formatura não tenho nem uma foto infelizmente, se alguém tiver favor enviar para mim colocar no blog.
Nossa organização foi muito bonita. Todas as meninas compraram tecido azul e fizeram seus vestidos.Fizemos os cabelos, enfim estava tudo muito chique para a época. 
Nossa colação de grau foi no salão da igreja católica. Fiz o meu discurso em nome dos colegas.
Após deslocamos para o Salão da antiga Arrozeira Brasileira e foi aquele baile até a madrugada.
Não posso deixar de registrar  que naquele dia teve o inicio de um namoro que terminou em casamente dos nossos colegas João Batista e Loreci.



Folha  do discurso de despedida


CONVITE DE FORMATURA












LEMBRANÇAS


Fiz admissão ( era uma prova para poder entrar no ginásio)  e passei com nota bem alta, fiquei muito feliz. Para ir a escola naquela época não tinha ônibus escolar , nós é que tínhamos que se virar.
Faziam o roteiro de horário a Caiense e a AutoViação Montenegro que passavam pela atual Rua João Coitinho, rua de chão batido. Tínhamos vários horários, então eu pegava o horário da meia hora e voltava as dezessete e quinze. O ônibus nos largava e pegava na frente da escola, que ficava ao lado direito da atual Escola Gente Inocente . Aquele Umbu muitas vezes nos fazia sombra para longas conversas e brincadeiras.
Mas alguns dias meu pai resolvia de sair para ir ao sitio na hora do ônibus  e eu tinha que ir de charrete. No caminho encontrava vários colegas que iam a pé e eles gritavam e inticavam comigo.Nossa eu quase morria de vergonha..,coisas de adolescente.
Lembro muita coisa de meus professores com:
Professora Raquel nos dava aula de Língua Portuguesa vinha sempre com seu fusquinha meio amarelado. Estacionava bem em frente da porta da sala de aula e dava um schow , sempre alegre e brincalhona.Um dia trouxe um vestido rabo de peixe, assim ela o denominou, ela colocou e foi caminhar para nós ver, quase não conseguia dar um passo pois era muito extreito nas canelas.Foi o máximo.
Professora Sonia lecionava Educação Artística .Um dia apareceu com uma preguiça, é o bicho ficou na mesa da professora e depois ela colocou numa laranjeira na frente da casa de moradia que a escola tinha alugado para nós termos aula, resultado pergunta se alguém mais prestou atenção nas aulas?
Professora Flavia de São Leopoldo,falava em francês e nós ficávamos encantado com ela.Um dia fomos numa excursão e eu levei dinheiro para almoçar  , então ela me convidou para ir junto no restaurante , foi a glória., pois ela era a minha paixão infelizmente antes de terminar o ano foi embora.
Professora Erika Sofie  nos dava ciência, completamente loucona.Muita matéria, foi a primeira vez que colei na vida foi na aula dela , pois fez uma prova e eu não sabia nada,Tremi, suei mas consegui.
Professora Gerda dava matemática, ah meu tormento, sempre tive horror desta matéria.Tabuada, tabuada todos os dias,um dia ela me perguntou a tabuada do 9, fiquei tão nervosa que errei tudo. Castigo, ir para a direção recitar a bendita tabuada do 9. Não sei como acho que foi minhas rezas que chegou na hora acertei.Voltando para a aula aquela expectativa de todos se eu tinha acertado.
Professora Ieda  Artes  ensinava a costurar , bordar enfim todas estas coisas. Eu bem espertinha  quando tinha que colocar linha na agulha pegava um baita fio , ai um dia ela me disse e eu jamais esqueci : Isto é coisa de gente preguiçosa , a linha vai enrolar e tu  não vai conseguir fazer nada. Até hoje quando pego uma agulha e uma linha lembro das palavras dela e da cena da sala de aula.
Professor Edgar, tinha um irmão gêmeo e nós ficávamos tentando saber quem era quem quando estavam juntos.Nós mandávamos bilhete para uma professora e recadinhos para ver o namoro dos dois.Era aquela fulia .
Professora de Geografia ( não vou sitar o nome) , meus Deus pensa numa professora enérgica ou sádica., quando tinha prova era o pavor da turma. Um dia ela pegou um aluno colando, meu Deus, arrasou com ele e deu zero , enfim o aluno rodou. 
Quando a gente errava, ela entregava a prova e mandava a gente ler a pergunta e a resposta,e ficava rindo e debochando . Eu tinha vontade de sumir e sumiria mesmo se tivesse um buraco para se enfiar de tanta vergonha.




JORNAL DA ESCOLA

Procurando em meus achados encontrei um jornalzinho que circulava regularmente no Almeida Ramos.